O Mulheres no Centro, programa institucional da Cruzando Histórias, que visa contribuir para a reinserção de mulheres em situação de desemprego e que estejam buscando por uma oportunidade no mercado de trabalho, concluído em abril, contou com mais de 400 inscritas e, ao longo de três etapas, trouxe oportunidades, aprendizado e incentivo a mulheres de São Paulo.
Após um cuidadoso processo de seleção, o programa finalmente teve seu início em outubro de 2023. Durante a primeira etapa, que ocorreu entre outubro e dezembro de 2023 e contou com 143 mulheres, as participantes contaram com conteúdo EAD sobre empregabilidade e autoconhecimento, além de acesso a plataforma de cursos da Recode, mentoria coletiva para tirar dúvidas do curso, talks sobre CV e LinkedIn e sessões de dicas e tira dúvidas sobre as plataformas Gupy, Vagas.com e Infojobs, e acesso a exames de saúde da mulher pelo Laboratório Femme.
O Programa representa um divisor de águas para mim em razão de todos os benefícios imateriais, que possuem um valor inestimável. (depoimento de participante)
Essa experiência foi um privilégio de ver a verdadeira transformação social acontecer. Sou grata pela oportunidade que nos proporcionaram, e que nos permitiu acompanhar essas mulheres de perto e vê-las se sentindo acolhidas, ouvidas, vistas e cuidadas", comenta Raquel Tetti, gerente do projeto.
Na segunda etapa, que totalizou 73 mulheres e ocorreu entre janeiro e março de 2024, foram oferecidas palestras e workshops sobre temas como Soft Skills, Inteligência Emocional, Comunicação, dentre outros, além de um processo seletivo presencial na Casa CH, em parceria com a Infojobs, Colégio Fadelito e Laboratório Femme contando com 40 vagas exclusivas e a criação de uma comunidade exclusiva com divulgação semanal de oportunidades de vagas e cursos.
A última etapa, por sua vez, manteve as 73 mulheres da anterior e aconteceu entre março e abril. Nela, houve uma edição especial de Acolhimento Psicológico, Orientação de Carreira
Talks com RHs das empresas parceiras, mentoria coletiva com empresa parceira e uma imersão presencial na Casa CH, exclusiva para 15 mulheres mais engajadas.
Outra ação relevante durante o programa foi a do "dia de beleza", realizada junto ao salão Cubo, parceiro da ONG. Durante a ida ao Cubo, as mulheres tiveram acesso a corte de cabelo e hidratação, tudo pelas mãos dos profissionais experientes do salão, localizado na Vila Buarque. Ao todo, 15 atendidas participaram da ação e puderam renovar o visual, além de ter um momento de troca e conversa com as outras participantes.
Ao completar o ciclo, uma das mulheres comentou que "quando decidi participar do Mulheres no Centro, estava passando por uma situação bem desafiadora na minha vida e não sabia muito bem se conseguiria completar o programa ou não. Acabei encontrando nele ferramentas para minha vida profissional, me recolocar e também (principalmente) para me conhecer e seguir a minha vida". Para ela, além dos aprendizados práticos, a interação com o grupo também fez muita diferente.
Acho que seguir a intuição naquela época foi a melhor escolha e estou tão feliz e agradecida por ter cruzado com as lindas histórias de mulheres incríveis. (depoimento de participante)
O Mulheres no Centro foi patrocinado pela Odontoprev, Ultragaz e Embaquim, e contou com apoio da Recode, Google, FEMME - Laboratório da Mulher, Infojobs e Rede Mulhere Empreendedora (RME).
Fale conosco: parceria@cruzandohistorias.org.br
Como ser voluntária na Cruzando Histórias?
🤝 Basta se cadastrar pelo site, entrar na nossa comunidade e acompanhar nossas atualizações! Voluntariado CH!
Como repassar vagas para a Cruzando Histórias?
📲 O nosso WhatsApp está aberto para oportunidades! (11) 91013-3337
Comentarios